Publicação Ler

Pré-tratamento de Superfície

Pré-tratamento de Superfície

Em qualquer operação de pintura é fundamental a remoção integral de óleos, gorduras, sujidade e óxidos que se encontram na superfície a pintar. Este objetivo pode ser alcançado através de uma variedade de métodos químicos e mecânicos. A seleção do método mais apropriado depende da forma, do tamanho, do tipo de material a pintar, da própria tinta em pó que irá ser aplicada e dos requisitos de resistência que se esperam obter do material pintado.

O processo começa com um, ou vários estágios de lavagem e desengorduramento, seguidos de desoxidação da superfície e do estágio de tratamento anticorrosivo, o qual pode ser de cromagem para materiais em alumínio ou de fosfatização para material em aço. Para além de protegerem o metal estes tratamentos também aumentam a aderência da tinta ao substrato.

Recentemente foram desenvolvidos novos processos à base de Zircônio ou Silanos que visam eliminar a utilização de cromo hexavalente (muito tóxico) usado na cromagem. Desde 2007 que a indústria automobilística européia proíbe a utilização de Cromo Hexavalente no tratamento de superfícies dos componentes automóveis.

Outro método alternativo para o pré-tratamento de peças a pintar é a decapagem com jato abrasivo, viável para peças metálicas grandes, com espessura de chapa acima de 3mm.

whatsapp